Estudo de Caso
História da Bicicleta
1. Quando comprou?
Quando era mais novo, tive várias bicicletas mas esta tenho-a à cerca de 5 anos.
2. Porque comprou a bicicleta?
As pessoas com quem eu me mais relacionava tinham bicicleta e estavam constantemente a desafiarem-me para ir com eles. Como eu não tinha bicicleta, pareceu-me uma boa altura para o fazer. Para além disso, na altura, tinha deixado de jogar basquetebol e seria uma boa forma de conseguir manter algum nível de atividade física, ao mesmo tempo que passava tempo com os meus amigos.
3. Qual o uso atual que faz da bicicleta?
Atualmente não faço muita utilização da bicicleta porque para além de não ter companhia como quando era mais novo, neste momento, quando me preciso de deslocar é mais conveniente usar o carro por ser mais cómodo e confortável. Por exemplo, se estiver a chover, não terei problemas em molhar-me e, caso preciso de levar algo comigo, tenho mais espaço para levar as coisas. Para além disso, também não me canso tanto.
4. Se no futuro, pretende continuar a usar a bicicleta?
Apesar de no momento não fazer muito uso da bicicleta, também é algo do qual não me pretendo desfazer, até porque passei muitos bons momentos com ela e nunca se sabe quando poderei voltar a usá-la com mais frequência. Além do mais, o espaço onde a guardo não me faz falta.
5. Qual foi o momento da sua vida em que usou mais a bicicleta?
Apesar de ter comprado a bicicleta por causa dos meus amigos, esta chegou a ser-me bastante útil quando tinha de me deslocar para a faculdade. Morando em Setúbal e frequentando a Faculdade de Ciências e Tecnologias, no Monte da Caparica, a bicicleta era o meu primeiro meio de um conjunto de transportes que usava para me deslocar. No meu percurso até a faculdade, usava a bicicleta para me deslocar até à estação de comboios em Setúbal, onde apanhavas o comboio (Fertagus) até ao Pragal, onde posteriormente apanhava o metro que seguia até à Faculdade.
Lugares onde foi utilizada
1. Estrada dos Ciprestes até Luísa Todi (3 km)
2. Estrada dos Ciprestes até Elite Fight Gym (2,5km)
3. Estrada dos Ciprestes até Feira de Santiago (5km)
4. Estrada dos Ciprestes até Centro Comercial Alegro (1,5km)
Principais Atividades
Principais Atividades
Plano de Mobilidade - Análise
Tendo em conta o Plano de Mobilidade em vigor na Cidade de Setúbal, que pode ser encontrado no site da Câmara Municipal de Setúbal, pretendeu-se fazer uma análise do mesmo, destacando-se, para isso, frases que contivessem os seguintes termos: sustentável, intermodalidade, bicicleta, lazer e desporto.
Sustentável:
-
“… a visão estratégica municipal na área das acessibilidades e mobilidade assenta em três eixos, concretamente “os macroacessos, os projetos associados e os transportes e mobilidade sustentável”.
-
“Na vertente dos transportes e mobilidade sustentável foi anunciada a aprovação da candidatura comunitária promovida pela Câmara Municipal de Setúbal “Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes”…”
Intermodalidade:
-
Sem frases associadas
Bicicleta:
-
Sem frases associadas
Lazer:
-
“… artéria prevista no projeto do futuro Parque Urbano da Várzea, um novo “pulmão verde” para Setúbal que confere uma nova centralidade nas áreas do recreio e do lazer”.
Desporto:
-
Sem frases associadas