Plano de Mobilidade
O concelho de Setúbal no presente ano está a produzir o Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes, levado a cabo pela empresa TIS.PT (Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas), o que afigura um investimento da autarquia superior a 51.400 euros.
Uma vez concluído, vai incorporar os planos pedonal, ciclável, de estacionamento, de logística e de transportes públicos, não só dentro do contexto urbano como fora.
Os principais objetivos do PMST prendem-se com a minimização dos custos ligados à mobilidade dos cidadãos, com racionalização dos custos de investimento e exploração.
O plano procura apostar também na intermodalidade, que permitirá a redução do uso do transporte individual e, simultaneamente, otimizar a mobilidade das populações, com melhorias em áreas como a inclusão social, competitividade, qualidade de vida urbana e preservação do património histórico, edificado e ambiental.
A mobilidade é um conceito de futuro e fundamental para o desenvolvimento sustentado das cidades. Para o autarca deve-se intervir de modo a criar uma malha urbana moderna e que responda às necessidades da população. Até ao momento a autarquia de Setúbal apresentou melhorias ao nível da mobilidade e do conforto urbano, alterações que deram primazia à circulação pedonal e ciclável e que, ao mesmo tempo, promovem o reordenamento do trânsito.
Ao nível da Via Urbana P1: construção da Avenida José Saramago (integra o Centro de Aprovisionamento Logístico da Decathlon); no futuro a via será alargada à frente ribeirinha.
Circular constituída pelo sublanço da A12 do Alto da Guerra e pela N10: será prolongada para fazer a ligação viária à via proveniente de Azeitão com o objetivo de libertar o trânsito do centro da cidade e tornar as vias centrais de Setúbal mais urbanas e com mais qualidade de vida.
Avenidas da Europa, Alexandre Herculano e República da Guiné-Bissau, a par da Praça Vitória Futebol Clube: reprefilamento sobretudo ao nível da circulação pedonal e ciclável.
Avenida Independência das Colónias, que faz a ligação entre a Avenida da Europa e a Praça Vitória Futebol Clube: construção de vários nós giratórios (aumento da fluidez do trânsito).
Via de ligação entre as avenidas da Europa, dos Ciprestes e Antero de Quental, artéria prevista no projeto do futuro Parque Urbano da Várzea: um novo “pulmão verde” para Setúbal que confere uma nova centralidade nas áreas do recreio e do lazer.
Transportes e mobilidade sustentável: aprovação da candidatura comunitária promovida pela Câmara Municipal de Setúbal “PMST"; instalação de uma plataforma intermodal nas Fontainhas.
Desenvolvimento do programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade): eliminação de barreiras arquitetónicas no espaço público e criação de infraestruturas com mobilidade (já valeu ao município setubalense uma bandeira de ouro da mobilidade).
Fonte: Página Oficial de Facebook da Câmara Municipal de Setúbal e Site Oficial da Câmara Municipal de Setubal